Bagagem de conhecimento: presidente do Sinal encerra participação em congresso internacional
Depois de três dias de trabalho na Conferência Internacional do Trabalho da Cadeia de Valor, em Berlim, o presidente do Sindicato da Alimentação de Catanduva, Marcelo dos Santos Araújo, participou da Conferência Internacional de Trabalho, em Frankfurt, na Alemanha, entre os dias 11 e 13.
Segundo ele, o encontro da Tie Global reuniu representantes de quatro continentes e vários países: França, Espanha, Índia, África do Sul, Moçambique, Colômbia e Brasil, além da Alemanha.
Entre os tópicos discutidos:
- Impacto da digitalização ao longo da cadeia de abastecimento: como isso altera o equilíbrio de poder entre capital e trabalho, por exemplo?
- Como as mudanças econômicas e a situação política global estão afetando a classe trabalhador: composição da força de trabalho - aumento de trabalhadores contratados, contratos por prazo determinado, gênero, migrantes, nível de qualificação;
- As condições da classe trabalhadora: quais as semelhanças na consciência dos trabalhadores e como sindicatos lidam com isso?
"Foi uma experiência muito positiva pela troca de experiência com os outros países. Conhecemos as dificuldades dos trabalhadores em todo o mundo. A Indústria 4.0 tem se mostrado cruel, pois uma mesma pessoa desempenha várias funções. Os direitos dos trabalhadores estão sumindo e a evolução tecnológica está acabando com a mão de obra humana. Isso vai chegar ao Brasil, pois temos muitas multinacionais atuando em nosso país e que se adequam ao que é vivido na Europa", analisa.
De acordo com ele, essas mudanças precisam ser informadas aos trabalhadores e os sindicatos precisam trabalhar em benefícios da classe trabalhadora.