Presidente do Sinal representa o Brasil em Conferência na Alemanha
O presidente do Sindicato da Alimentação de Catanduva, Sinal, Marcelo dos Santos Araújo, está em Berlim, na Alemanha, onde participa da Conferência Internacional do Trabalho da Cadeia de Valor, que discute assuntos pertinentes aos setores de suco de laranja, banana, vinho.
Participam do encontro países da Ásia, África, América Latina, como Brasil, Costa Rica, Equador) e da Europa de modo geral.
Segundo o dirigente sindical, entre os temas abordados em dois dias de Conferência, estão: condições de trabalho, transformação e mudança, desafios para os trabalhadores (ações dos sindicatos pelo mundo), reflexos do que foi discutido no encontro de 2022, saúde dos trabalhadores, mobilização da cadeia de suprimentos, comércio, problemas enfrentados pelos trabalhadores.
"Outro assunto de suma importância são os Direitos Humanos. Na África do Sul, por exemplo, o sindicato está lutando para que os trabalhadores tenham acesso ao consumo de água potável, pois, até hoje, eles bebem a água suja de um rio. Essa situação só será revertida com o trabalho, a negociação do sindicato", destaca Araújo.
Através do Mapping, é possível realizar o mapeamento dos problemas e buscar soluções. Um deles é o que tem sido feito para melhorar a colheita da laranja. No Brasil, em parceria com a UFSCar e a UFRJ, a Rede Suco tem desenvolvido protótipos de sacolas para colocação dos frutos, e aplicativo para a pesagem exata do que foi colhido.
O evento é realizado pelo Ver.di, fundado em 2001 através da fusão de cinco sindicatos: serviços públicos, correios, comerciários, bancários e securitários, jornalistas, radialistas e gráficos, transporte público. São representados mais de três milhões de trabalhadores.